Ordem Terceira de São Francisco de Vila Real

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVRL/CIR/OTSFVR
Title type
original
Date range
1824 Date is certain to 1858 Date is certain
Dimension and support
001 liv.; papel; 0,02 m.l.
Extents
0,02 Metros lineares
1 Livros
Biography or history
A Ordem Terceira de São Francisco de Vila Real foi instituída em Maio de 1670, por iniciativa dos padres missionários espanhóis frei José de Vilalva e frei André.

Foi também designada de Ordem Terceira da Penitência.

Funcionou na Capela de Nossa Senhora da Conceição, na parte norte do corpo da igreja do Convento de São Francisco, possuindo sacristia e casa de despacho.

Conhecendo desde logo grande vitalidade, edificou no ano de 1680, a capela do Bom Jesus do Calvário.

Durante o século XIX procedeu a importantes obras de ampliação. Em 1721, era constituída por 1.509 irmãos de ambos os sexos que, graças ao legado de Ana Eufrásia da Rocha e de sua irmã Francisca Teresa Madalena da Rocha, usufruíam do privilégio de serem tratados gratuitamente no Hospital da Misericórdia de Vila Real.

A mesa da Ordem era composta de 16 oficiais, com o seu ministro (que era um ano secular outro ano eclesiástico), definidores, síndicos, vigário do culto divino, mestre dos noviços, enfermeiros zeladores, etc.

Por provisão do Infante Dom Pedro, datada de 15 de Setembro de 1757, foi-lhe atribuído um terreno contíguo ao Convento de São Francisco, com o objectivo de edificar um cemitério.

Com a extinção das ordens religiosas, em 1834, a Ordem Terceira de São Francisco ficou na posse da Igreja do Convento, que conheceu um forte incêndio em 9 de Janeiro de 1850, sem que, contudo, a igreja fosse afectada.

Com a venda do Convento de São Francisco, em 1956, pela Diocese de Vila Real, a igreja foi destruída, passando a Ordem Terceira a funcionar na Capela do Bom Jesus do Calvário, local onde actualmente se mantém.
Custodial history
Desconhecem-se as datas bem como as entidades que fizeram entrega da documentação deste fundo na Câmara Municipal de Vila Real, entidade a partir da qual o Arquivo Distrital de Vila Real o adquiriu.
Acquisition information
Documentação incorporada proveniente da Câmara Municipal de Vila Real, em 1977.
Scope and content
Receita e despesa.
Accruals
Não se prevê o ingresso de nova documentação.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo fim a que se destina, tipo, tamanho e estado de conservação do documento. Custas: Tabela da DGARQ.
Language of the material
Português
Other finding aid
GONÇALVES, Manuel Silva; GUIMARÃES, Paulo Mesquita - Arquivo Distrital de Vila Real: Guia de Fundos. Vila Real: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Arquivo Distrital de Vila Real, 1999. 2 vols. ISBN 972-9022-18-6. 2 vol.

Inventário ArqBase nível 4.0 (unidade de instalação).
Related material
Confraria do Santíssimo Sacramento.

Convento de São Francisco de Vila Real.

Ordem Terceira de Nossa Senhora do Carmo de Vila Real.

Paróquia de São Pedro.
Creation date
12/04/2011 00:00:00
Last modification
04/08/2011 10:18:44