Irmandade de São Pedro de Vila Real

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVRL/CIR/ISPVR
Title type
original
Date range
1647 Date is certain to 1939 Date is certain
Dimension and support
062 (051 liv. + 011 mç.); papel; 1,44 m.l.
Extents
1,44 Metros lineares
51 Livros
11 Maços
Biography or history
A Irmandade de São Pedro de Vila Real funcionou, desde a sua fundação na Capela Nova, igreja que conheceu, ao longos dos tempos, outras designações como sejam: Sé de Vila Real, Igreja dos Clérigos, (talvez devido à semelhança com a igreja do mesmo nome no Porto), Igreja de São Paulo ou ainda Igreja de São Pedro Novo.

Não admira por isso, que esta Irmandade tivesse conhecido várias designações, tais como Confraria de São Pedro, Confraria dos Clérigos, Irmandade dos Clérigos, Irmandade dos Clérigos de São Pedro, Irmandade de São Pedro Novo, designações que nos surgem na documentação usadas de uma forma quase aleatória. Existem mesmo documentos onde estas designações se confundem.

A Irmandade de São Pedro constitui-se logo após a construção da Capela Nova, concluída em 2 de Novembro de 1639, datando os seus primeiros estatutos de 3 de Junho de 1647.
Custodial history
Desconhecem-se as datas bem como as entidades que fizeram entrega da documentação deste fundo na Igreja da Capela Nova de Vila Real, entidade a partir da qual o Arquivo Distrital de Vila Real o adquiriu.
Acquisition information
Documentação incorporada proveniente da Igreja da Capela Nova de Vila Real, em 1977.
Scope and content
Estatutos, actas da mesa, relações com outras instituições, capitais mutuados, receita e despesa, registo de dívidas, inventários e rois, cobrança de foros, escrituras, instituição de capelas, obras e instalações, sentenças e autos cíveis, arreendamento de foros, testamentos, autos de posse, registo de irmãos, eleições de irmãos e condenações de irmãos.
Accruals
Tratando-se de um fundo fechado, não se prevê o ingresso de nova documentação.
Arrangement
Classificação funcional.

Ordenação dos documentos, dentro das séries, mediante o critério cronológico.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo fim a que se destina, tipo, tamanho e estado de conservação do documento. Custas: Tabela da DGARQ.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Contém documentos em mau estado de conservação.
Other finding aid
GONÇALVES, Manuel Silva; GUIMARÃES, Paulo Mesquita - Arquivo Distrital de Vila Real: Guia de Fundos. Vila Real: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Arquivo Distrital de Vila Real, 1999. 2 vols. ISBN 972-9022-18-6. 2 vol.

Inventário ArqBase nível 4.0 (unidade de instalação).

SOUSA, Fernando de - Catálogo do Arquivo Distrital de Vila Real II. Vila Real: Assembleia Distrital de Vila Real, 1979.

SOUSA, Fernando de; GONÇALVES, Silva - Catálogo-Inventário do Arquivo Distrital de Vila Real III. Vila Real: Biblioteca Pública e Arquivo Distrital de Vila Real, 1983.
Related material
Paróquia de São Pedro de Vila Real.
Notes
17 livros são mistos.
Creation date
12/04/2011 00:00:00
Last modification
04/08/2011 10:18:37