Polícia de Segurança Pública de Vila Real

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVRL/ACD/PSPVR
Title type
original
Date range
1883 Date is certain to 1974 Date is certain
Dimension and support
131 liv.; papel; 4,00 m.l.
Extents
4 Metros lineares
131 Livros
Biography or history
A Polícia de Segurança Pública constitui uma corporação militarizada, dependente do Ministério da Administração Interna.

Tem como objectivos garantir a segurança de pessoas e bens, através da prevenção e contenção da criminalidade, e promover o seu bem-estar no âmbito da sanidade, da ordem e da segurança.

É formada por um corpo de agentes civís uniformizados, comandados por oficiais do exército, o que lhe confere um carácter civil. A P.S.P. está, aliás, na linha das polícias civis que a partir da Revolução Francesa foram aparecendo, consolidando-se com a expansão do Liberalismo.

No espaço português, a primeira polícia cívica aparece em 1801, ano em que Pina Manique cria uma corporação armada e montada, denominada Guarda Real de Polícia, que sobrevive até 1826.

Em 1834 são criadas as guardas municipais de Lisboa e Porto, que exercem funções até 1867.

Neste mesmo ano, Dom Luís cria o Corpo de Polícia Cívica, verdadeiro percursor da actual Polícia de Segurança Pública.

Em 1924 os corpos de polícia cívica são restruturados, tendo-lhe sido introduzida operacionalidade militar. Passa então a designar-se Polícia de Segurança Pública.
Custodial history
Fundo incorporado directamente da entidade produtora.
Acquisition information
Documentação incorporada proveniente da Polícia de Segurança Pública de Vila Real, em 13/02/1989.
Scope and content
Actas de inspecções, autos de posse, autos de transgressão, contas correntes, correspondência, inventários de bens, matrículas, receita e despesa, situação diária, achados, alterações às escalas, alvarás, apreensões de veículos, atestados de bom comportamento, capturas, cartas de condução, contravenções, emolumentos, inspecções, licenças comerciais, uso e porte de arma, intimações, ocorrências, multas, publicações proibidas, requerimentos, rondas, registo disciplinar, relatórios, termos de juramento e termos de posse.
Accruals
Não se prevê o ingresso de nova documentação.
Arrangement
Classificação funcional.

Ordenação dos documentos, dentro das séries, mediante o critério cronológico.
Access restrictions
A generalidade da documentação deste fundo é de consulta livre. Existe, contudo, documentação submetida a condições e a prazos de consulta, nos termos da Lei.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo fim a que se destina, tipo, tamanho e estado de conservação do documento. Custas: Tabela da DGARQ.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Contém documentos em mau estado de conservação.
Other finding aid
GONÇALVES, Manuel Silva; GUIMARÃES, Paulo Mesquita - Arquivo Distrital de Vila Real: Guia de Fundos. Vila Real: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Arquivo Distrital de Vila Real, 1999. 2 vols. ISBN 972-9022-18-6. 2 vol.

Inventário ArqBase nível 4.0 (unidade de instalação).
Creation date
16/04/2009 00:00:00
Last modification
04/08/2011 10:18:54