Família Teixeira Homem

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVRL/FAM/FTH
Title type
original
Date range
1472 Date is certain to 1974 Date is certain
Dimension and support
938 doc.; papel e pergaminho; 1,50 m.l.
Extents
1,5 Metros lineares
Biography or history
Habitaram, a Casa de Samaiões, diversas gerações de ilustres membros da família Teixeira Homem que, ao longo dos tempos, ocuparam cargos públicos de relevo local e mesmo Nacional.

Já no século XVI, Leonardo Teixeira foi chanceler da correição da Comarca de Bragança. Casou com Dona Antónia de Figueiredo, filha de Francisco da Costa Homem, alcaide-mor de Outeiro.

Seu filho, Martim Teixeira Homem, foi brigadeiro de infantaria. Em 1618 participou nas cortes como procurador da vila de Chaves. Por testamento, elaborado em de 7 de Fevereiro de 1598, instituiu o vínculo do Ginzo de Curalha, próximo de Chaves, cujo primeiro administrador viria a ser seu filho Leonardo Teixeira Homem, e segunda, sua neta Dona Maria Teixeira de Morais.

Esta última, viria a casar, em primeiras núpcias, com António de Araújo Chaves, instituidor do vínculo dos Araújos e, em segundas núpcias, em 1630, com Gaspar de Magalhães Fontoura, capitão-mor da vila de Chaves.

Deste último casamento, entre outros filhos, teve Dona Filipa de Morais Teixeira, que casou com Francisco de Araújo Chaves, licenciado pela Universidade de Coimbra. Sucederia a estes Dona Jerónima de Morais Araújo, que viria a casar com Nicolau Ferraz Mourão, procurador em cortes pela vila de Chaves.

A sua filha, Dona Jerónima de Morais, casou com João de Barros Pereira do Lago, senhor da Casa de Quiraz do extinto concelho de Lomba, onde nasceu em 1678. Filho de Pedro Rodrigues de Morais, capitão-mor do referido concelho, foi tenente coronel de cavalaria.

Destes nasceria Francisco de Barros de Morais Araújo Teixeira Homem, senhor da Casa de Samaiões, onde nasceu, e da Casa de Quiraz. Foi 8º administrador do morgado dos Araújos e 9º do vínculo do Ginzo de Curalha. Foi capitão-mor do extinto concelho de Lomba, fidalgo cavaleiro da Casa Real, governador da Ilha de Santa Catarina (por decreto de 23 de Setembro de 1778) e marchal de campo dos exércitos reais (por decreto de 3 de Fevereiro de 1791).

Do seu casamento com Dona Luisa Joaquina de Arrochela de Castro de Almada e Távora, realizado em 17 de Outubro de 1745, viria a nascer, em 21 de Agosto de 1758, Joaquim Teixeira de Barros de Araújo Lousada. Foi senhor das casas de Samaiões e de Quiraz, 9º administrador do morgado dos Araújos e 10º do do Ginzo de Curalha. Tenente coronel do Regimento de Milícias de Chaves, casou, em 4 de Dezembro de 1799, com Dona Maria Bárbara Damasceno de Sousa Yebra e Oca.

Entre outros filhos, tiveram Francisco de Barros Teixeira Homem (alferes de cavalaria do exército e coronel honorário dos batalhões nacionais), João de Barros Teixeira de Sousa (bacharel em leis e juiz de fora em Porto de Moz), António de Barros Teixeira e Sousa Zebra (recebedor particular do concelho de Chaves, recebedor geral das rendas do almoxarifado de Chaves, administrador do concelho de Chaves e presidente da câmara municipal de Chaves) e Dona Luisa Adelaide de Sousa e Barros.

Esta última viria a casar, em 28 de Agosto de 1822, com Joaquim Ferreira Cabral Pais do Amaral, brigadeiro do exército, da arma de cavalaria, condecorado com a medalha das campanhas da guerra peninsular. Deles viria, em 16 de Março de 1835, Manuel de Barros Ferreira Cabral, que foi procurador à Junta Geral de Distrito de Vila Real.

Do casamento, deste último, com Dona Maria Leonor Pais de Sande e Castro, viria a nascer, na Casa de Samaiões, em 27 de Julho de 1889, Francisco de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem, que, entre outros cargos de relevo, desempenhou funções de vereador da Câmara Municipal de Chaves.
Custodial history
Fundo adquirido directamente da entidade produtora.
Acquisition information
Documentação doada por António de Barros Ferreira Cabral Teixeira Homem em 20/10/2000, em 04/08/2003 e em 13/08/2003.
Scope and content
Cartas de legitimação; certidões de escrituras de perfilhação; certidões de processos de inquirição de genere; certidões de processos de justificação de nobreza; certidões de registo de baptismo, casamento e óbito; declarações de ausência de descendentes; licenças para contrair matrimónio; notas, rascunhos e apontamentos biográficos; notas, rascunhos e apontamentos genealógicos; certidões de autos, sentenças e processos judiciais; certidões de escrituras de cedência; certidões de escrituras de emprazamento; certidões de escrituras de obrigação; certidões de missas; certidões de notificações; certidões relativas a vínculos; contratos de arrendamento; declarações de compromisso; licenças; louvações de prazos, foros e propriedades; notas, rascunhos e apontamentos; pareceres e alegações jurídicas; procurações; provisões; róis e inventários de bens; tombos; declarações de permuta; declarações de venda; certidões de autos e sentenças de arrematação; certidões de escrituras de compra e venda; certidões de escrituras de contratos esponsalícios; certidões de escrituras de doação; certidões de escrituras de dote; certidões de escrituras de permuta; certidões de escrituras de transacção e amigável composição; certidões de sentenças de sorte; testamentos; certidões de escrituras de pagamento e quitação; certidões de justificação de contas; contas correntes; declarações de quitação; facturas e recibos; registo de despesas; registo de pagamento de foros, rendas e pensões; recibos de pagamento de impostos; notas, rascunhos e apontamentos pessoais; passaportes; procurações; alvarás; bulas; cartas de louvor; cartas de mercê; cartas de padrão; cartas-patente; certidões de serviço militar; certificados de habilitações; diplomas de nomeação; diplomas de privilégio; documentos relativos a actividades profissionais; licenças; provisões; requerimentos; cartões de sócio; correspondência recebida e rascunhos de correspondência expedida.
Accruals
Não se prevê o ingresso de nova documentação.
Arrangement
Classificação orgânico-funcional.

Ordenação dos documentos, dentro das séries, mediante o critério cronológico.
Access restrictions
Documentação privada, tornada pública após doação.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo fim a que se destina, tipo, tamanho e estado de conservação do documento. Custas: Tabela da DGARQ.
Language of the material
A mairia dos documentos é em português mas contém alguns documentos em espanhol.
Other finding aid
Catálogo Arqbase nível 5.0 (peça).

GONÇALVES, Manuel Silva; GUIMARÃES, Paulo Mesquita - Arquivo da Casa de Samaiões: Catálogo. Vila Real: Arquivo Distrital de Vila Real, 2006. ISBN 972-9022-26-7.
Notes
5 documentos são mistos.
Creation date
01/06/2009 00:00:00
Last modification
04/08/2011 10:19:31