Santa Casa da Misericórdia de Peso da Régua

Description level
Fonds Fonds
Reference code
PT/ADVRL/MIS/SCMPR
Title type
original
Date range
1873 Date is certain to 1965 Date is certain
Dimension and support
015 (014 liv. + 001 pt.); papel; 0,34 m.l.
Extents
0.34 Metros lineares
14 Livros
Biography or history
Em 1873 funda-se, em Peso da Régua, um hospital de caridade designado de Dom Luís I.

Uma vez aprovados os seus estatutos, pelo Governo, em 5 de Agosto de 1873, viria a ser inaugurado no dia 16 de Novembro desse mesmo ano.

A assembleia geral dos sócios deste hospital reúne, pela primeira vez, no dia 12 de Dezembro de 1873, sob a presidência do seu provedor, Manuel Pinto de Araújo. Na acta da sessão da assembleia geral extraordinária dos sócios do Hospital Dom Luís I, de 27 de Fevereiro de 1881, surge-nos já um projecto de estatutos para a fundação da Irmandade de Misericórdia adida ao Hospital de Dom Luís I. No seu Artigo 1º podemos ler o seguinte: "Esta confraria denomina-se Confraria da Nossa Senhora da Misericórdia, a qual é instituída pela mesa e sócios do Hospital de Dom Luis I, e por outras pessoas caritativas, anexa ao mesmo hospital".

Esta primeira tentativa de instituição da Santa Casa da Misericódia de Peso da Régua viria, no entanto, a fracassar, desconhecendo-se os motivos desse facto.

Só volvidos alguns anos viria, efectivamente, a ser instituída, mercê do movimento favorável à expansão das misericórdias trazido pelo decreto 10.242, de 1 de Novembro de 1924, decreto este que lhe concedia diversas regalias.

Assim, na sessão extraordinária da assembleia geral dos sócios do Hospital Dom Luís I, de 25 de Dezembro de 1927, foi apresentado e aprovado um novo projecto de estatutos, com o intuito de ser instituída a Irmandade da Santa Casa da Mesiricórdia de Peso da Régua. Na acta desta sessão não figura, no entanto, o conteúdo desses estatutos, limitando-se a informar que são constituídos por quarenta e seis artigos distribuídos por oito capítulos.

Esta última tentativa de instituição da Santa Casa da Misericórida de Peso da Régua viria a ter êxito, reunindo-se, pela primeira vez, a comissão administrativa da Santa Casa no dia 10 de Agosto de 1928.

Foi nomeado seu primeiro provedor o Sr. José Xavier Vaz Osório, presidente da antiga comissão administrativa do Hospital Dom Luís I, comissão esta que organizou a recém criada Misericórdia.

À data da sua fundação administrava, possuia três estabelecimentos pios: O Hospital Dom Luís I (que permanece sob a sua administração até 1976), o Asilo de Infância Desvalida José Vasques Osório e o Asilo de Idosos Pedro Verdial.

Os estatutos por que actualmente se rege foram aprovados em assembleia geral do dia 19 de Setembro de 1987.
Custodial history
Fundo adquirido directamente da entidade produtora.
Acquisition information
Documentação doada pela Santa Casa da Misericórdia de Peso da Régua, em 03/06/1984.
Scope and content
Actas, inventários, rois, legados pios, registo de correspondência expedida, registo de asilados e notas de comportamento.
Accruals
Não se prevê o ingresso de nova documentação.
Arrangement
Na organização deste fundo documental foi utilizado o quadro de classificação produzido pelo extinto Instituto Português de Arquivos, para os arquivos das misericórdias.

Classificação orgânico-funcional.

Ordenação dos documentos, dentro das séries, mediante o critério cronológico.
Access restrictions
Documentação privada, tornada pública após doação.
Conditions governing use
Reprodução condicionada pelo fim a que se destina, tipo, tamanho e estado de conservação do documento. Custas: Tabela da DGARQ.
Language of the material
Português
Physical characteristics and technical requirements
Contém documentos em mau estado de conservação.
Other finding aid
GONÇALVES, Manuel Silva; GUIMARÃES, Paulo Mesquita - Arquivo Distrital de Vila Real: Guia de Fundos. Vila Real: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo. Arquivo Distrital de Vila Real, 1999. 2 vols. ISBN 972-9022-18-6. 2 vol.

Inventário ArqBase nível 4.0 (unidade de instalação).
Creation date
4/16/2009 12:00:00 AM
Last modification
8/4/2011 10:18:56 AM